Clicky
X

Latest News

APLICAÇÃO DE VENTOSAS – ROBÔ DE MANUTENÇÃO DE TURBINAS EÓLICAS

Uma das formas que mais cresce na geração de energia de forma sustentável e renovável é a energia eólica. No Brasil ela fornece cerca de 18GW, ou 10,3% (dados da ANEEL de 2021)da matriz energética do país, ficando atrás apenas das hidroelétricas.

Um dos maiores desafios do setor eólico é a inspeção e manutenção de turbinas off-shore. A inspeção e manutenção da turbina e das pás é feita geralmente por um técnico, o qual deve ficar pendurado por uma corda subindo e descendo através das pás para inspecioná-las e detectar possíveis trincas que com o tempo podem levar a quebra.

O BladeBUG, é um robô de manutenção desenvolvido com o propósito justamente de auxiliar na manutenção das turbinas eólicas. Ele consegue ‘caminhar’ pela superfície das pás através de um sistema com 6 ‘pernas’ que possuem ventosas com compensadores de ângulo e altura, permitindo-o aderir à superfície irregular. É estimado que com o auxílio do BladeBUG, os custos de manutenção das turbinas eólicas diminua de 30% á 50%.

O BladeBUG é um dos exemplos de como o uso da vácuo está extremamente interligado com as novas tecnologias e processos, diminuindo custos e aumentando a produtividade como um tudo. A Vergo Automação dispõe em parceria com a VMECA, o conhecimento e o portfólio de produtos voltados para o uso do vácuo, desde ventosas para aplicação especificas, tais como as utilizadas pelo BladeBUG, como geradoras de vácuo de alto rendimento e alto nível vácuo, instrumentação, transportadores a vácuo,etc.

Tags:

About the Author

The Author has not yet added any info about himself

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Converse conosco
Olá. Em que podemos ajudá-lo?